segunda-feira, 24 de maio de 2010

Amizade?


Pessoas assim não se encontra em qualquer esquina.
Claro, por que tem que ser esquina de luxo, benhê.
Não, brincadeira.
É incrível como um ato muda a vida de um individuo completamente, muda sua essência, sua alma... seu ser. É incrível como pessoas tem o dom de fazer isso. Apenas algumas, é claro, e você tem que ser muito sortudo para encontra-las.
Mas eu posso inflar meu peito e dizer com orgulho: "eu as encontrei"

Amizade 
O que é amizade pra você?
É um bom relacionamento? É o grupinho da escola? Afeição, aceitação, se divertir em grupo?
Afeição reciproca entre dois ou mais entes. É mais que amor, ou que uma paixonite.
Afeição reciproca...
Vocês já desfrutaram disso, afeição reciproca? Não? Mas você tem amigos, não é mesmo? Não, errado. vocês não teem amigos, então.
Ultimamente, amizade se tornou algo muito banal...   Você entra numa sala de bate papo hoje e, quando você sai, já está distribuindo beijo a todos e cotando para seus pais ou irmãos que fizeram novas amizades na Internet. Isso é tão fútil e completamente idiota... Duas pessoas mal se conhecem e dizem um pro outro "te amo" e saem espalhando ser melhores amigos.
Aluninhos absolutamente tapados e dispensáveis se juntam em uma panelinha na escola, fazem todos os trabalhos juntos, falam mal das outras panelinhas - e se defendem com unhas e dentes quando o assunto são eles - fazem tudo junto e, ao final de cada ano, derramam lágrimas de crocodilo dizendo que irão sentir saudades dos melhores amigos durante as férias. Sim, choram covardemente, pois sabem que sim, eles se reencontrarão na seguinte série. E, quando chega a formatura, após uma dose excessivamente grande de falsidade, após se abraçarem e prometerem que sempre se verão e nunca vão esquecer um dos outros - afinal, eles são melhores amigos - eles simplesmente vivem suas vidas paralelas e individuais. Os que se denominavam melhores amigos simplesmente somem na poeira, levados pelo tempo.
É isso que é amizade pra você?
Ok, ok, você vai me lembrar que amizade é aquele negócio de afeição reciproca, não é verdade? Calma, eu tenho uma carta na mão:
Partimos de um pressuposto de que duas pessoas estão envolvidas amorosamente. Sim, elas se amam. Os dois se amam (olha ai a afeição reciproca). Vamos supor, e apenas supor, de que esse namorinho de escola termine, e que uma das pessoas não queire mais papo com o/a ex?  Onde fica a afeição reciproca nessa história toda? Você termina, nunca mais olha na cara ou conversa com o seu ou sua ex mesmo ele sendo da sua sala ou escola, onde é obrigado a dividir o mesmo ambiente com ele todos os dias? Isso é afeição reciproca?



Amigos (verdadeiros. Amigos de verdade) são raros de encontrar. Você já encontrou alguém que em momento algum te deixou pra baixo? Alguém que nunca falhou em suas expectativas? Alguém que está do seu lado nos piores momentos de sua vida? Alguém que, quando você acha que não tem mais solução e que sua vida está perdida, pega sua mão e te leva em direção a luz no fim do túnel que você não tinha visto sozinho? Alguém que se importe verdadeiramente com você apesar de qualquer distancia que possa te separar dessa pessoa?
Já encontrou alguém assim? Então, você é uma pessoa de sorte. Acredite, de muita sorte.
Ainda não encontrou? Sempre há tempo de encontrar essas pessoas. Elas estão onde vocês menos esperam, e mais próximas do que se imagina. Basta você ter a capacidade de enxergá-las e de as receber de braços abertos.



Postagem para Thamires - minha eterna Thami -, Leonardo - carinhosamente apelidado Fifi, embora esse costume esteja acabando - e para a Nicole - Nick, nick...
Vocês fazem minha vida ter sentido. Vocês são minha segunda família. Me desculpe se eu não consigo me expressar direito - o que eu sinto por vocês três eu não consigo expressar em palavras. palavras essas que comparadas ao meu sentimento por vocês se tornam vazias. - entretanto... por mais que possa não parecer... saibam que vocês são meus alicerces. A luz no fim do túnel que eu nunca vejo. Estaria perdido, sem vocês, acreditem, pois cada dia que passa, mais eu sinto a falta de vocês e mais eu espero que vocês entrem pelo portão da escola - em vão. Entretanto, nossa amizade perdurou. Eu eu prezo isso como minha vida. Acreditem.
Aff, espero não ter sido meloso. ¬¬
ENFIM! QUE O GLOBO CONTINUE A RODAR, POR QUE A VIDA PASSA. OS AMIGOS FICAM.
Amo vocês, verdadeiramente.

[Fê]

2 comentários:

  1. Bela postagem, apesar de achar isso relativo, o conceito de amizade...

    "Aluninhos absolutamente tapados e dispensáveis se juntam em uma panelinha na escola, fazem todos os trabalhos juntos, falam mal das outras panelinhas - e se defendem com unhas e dentes quando o assunto são eles" (...)

    Vivo isso, e não acho meus amigos dispensáveis, sei que posso contar com eles, e independente de panelinha e lágrimas 'crocodilo', eu os amo sim... álias, o que é amizade então ? continuar com os telefonemas rotineiros depois da formatura ? e mais, quem somos nós pra decidir o que é amizade ou não, o que é amor ou não, até porquê cada um sabe o que completa a si mesmo, seja isso verdadeiro pros outros ou não.

    Ps: Esse blog tem futuro...
    Mirinha...
    Bjooo Fê

    ResponderExcluir
  2. É tudo um ponto de vista.
    Claro, claro, Amizade é algo muuuito relativo, o que torna um tema muito difícil de discutir de um modo com que todos concordem.
    Sim! Voce vive as panelinhas! Mas essas amizades (nossas amizades, thamires) vão além da panelinha? É mais do que fazer trabalhos ou falar mal dos outros, nossas amizades?
    Se a resposta for sim, então, talvez tenha encontrado as pessoas certas!
    Mas isso é só um ponto de vista!
    Realmente! quem somos nós alem de seres insignificantes comparados a vastidão infinita do Universo? Cada um tem seu conceito de amizade: para alguns, pessoas revoltadas - talvez, vai saber - amigos são aqueles que os incentivam a ir contra a familia, que sim, o certo é brigar com os pais e coisa e tal. Para uns, amigos são os companheiros que se drogam juntos numa esquina qualquer.
    Claro, cada um é cada um. Cada um vê amigos onde quer er amigos.
    Essa é apenas uma tentativa de definir algo amplo e essencial na vida do ser humano desde que ele existe: amizades, ou, para os que nao tem um coração humano ai no peito, apenas a necessidade de viver em conjunto.

    Obrigado, Thamires, adoro criticas construtivas, me fazem ampliar meus pontos de vista.
    Obrigado por acreditar no blog, também!

    ResponderExcluir